1 de setembro de 2010

Quem foi Rubens Berardo?

rberardo

- O Homem

Rubens Berardo Carneiro da Cunha nasceu no Recife, Pernambuco, filho de Oscar Berardo Carneiro da Cunha, fez seus estudos em sua terra, tendo cursado a escola de agronomia de Itapera. Em 1936 casou-se com Ana Britto Bezerra de Melo, nascendo no matrimônio 9 filhos.

Até 1942 trabalhou na usina de propriedade do pai, em Alagoas, e então mudou-se para o Rio, onde se tornaria jornalista, empresário e político.

Ao chegar aqui trabalhou no matutino "O Mundo", do qual foi vive-presidente. Posteriormente, fundou a emissora Continental, canal 9.

Na Tv Continental ele foi o criador e responsável pela então chamada "Universidade sem paredes", segundo depoimento de Gilson Amado.

"Brotou ali, acredito que posso afirmar sem receio de contestação, a primeira semente da televisão Cultural e Educativa em nosso país, a qual germinou através dos esforços dramáticos de toda uma equipe que entusiastas da utilização da televisão a serviço da Educação e da Cultura, que se desdobraram por mais de oito anos, através de programações que abriram caminho para os projetos de alto nível técnico - pedagógico que hoje sãodesenvolvidos em nosso país, entre os quais a série de cursos do artigo 99 ali produzidos sem qualquer cobertura publicitária ou interesse econômico e a série de mesas redondas sobre problemas da vida sócio - pedagógico do país , em número que excedeu a 20.000 durante o aludido período".

- O Político

"Em 1954 , após a morte de seu amigo , o ex - presidente Getúlio Vargas , elegeu-se pela 1ª vez Deputado Federal pela Guanabara, pelo partido trabalhista brasileiro. Reelegeu-se por 2 vezes tendo representado o Brasil na ONU , em 1958.

Na câmara, pelo seu temperamento, por sua formação,  preferia atuar numa comissão técnica e ocupar a tribuna entre as várias comissões a que pertenceu, destaca-se a sua atuação nas comissões de economia e de Segurança Nacional.

Membro da Comissão Executiva Nacional do PTB, vice-presidente do partido da Guanabara,Rubens Berardo foi eleito vice-governador do estado, em 1965, na chapa encabeçada pelo embaixador Negrão de Lima.

Ainda na câmara do deputados, foi intrasigente defensor das eleições diretas por considerá-las o processo mais autêntico na escolha democrática dos governantes do país.

Rubens Berardo faleceu no dia 7 de fevereiro de 1973, assassinado quando tentava impedir a ação de um assalto em sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Escola Municipal Rubens Berardo Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez

Adaptado por Elisangela R. Luz